quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Rio 2016 - Parque Olímpico da Barra da Tijuca



Durante a Olimpíada o lugar que eu mais visitei foi o Parque Olímpico da Barra e por isso pensei em escrever um pouco sobre a estrutura que foi montada lá e estará ativa durante os jogos paralímpicos para quem quiser visitar e prestigiar os atletas além de curtir toda atmosfera de uma Olimpíada/Paralimpíada.

Outro local badalado que visitei e conto um pouco aqui no Blog é o Boulevard Olímpico (Clique para ver fotos e dicas), no Centro, acessível a todos, sem necessidade de ingressos.

O Parque Olímpico fica na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, onde a maioria das arenas e esportes foram jogados na Olimpíada e serão jogados na Paralimpíada.



Como Chegar:

A melhor forma de chegar é por transporte público, usando o BRT que cruza todo o bairro da Barra da Tijuca e zona norte do Rio, se conectando ao Trem e ao Metrô. O BRT convencional custa R$ 3,80 e te deixa na estação Rio2, de um lado do Parque, da entrada principal. Caso queira vir da Zona Sul, usando a nova conexão com o Metrô da linha 4, a melhor opção é o ticket de 1 dia que custa R$ 25,00 (https://cartaojogos.riocard.com).

Apenas esteja atento que para entrar no Parque Olímpico você deve ter algum ingresso para aquele dia, em uma arena dentro do Parque.

Arenas:

No total, durante a Olimpíada, foram 9 arenas em paralelo. Durante a Paralimpíada serão 8 (O Maria Lenk não será utilizado).



Após os jogos, duas dessas arenas serão completamente desmontadas, tanto a Arena do Futuro quanto o Estádio Aquático Olímpico então essa é a hora para visitar ambas. Eu fui em ambas durante a Olimpíada e descrevo um pouco mais abaixo:

Arena do Futuro:

Essa foi a casa do Handebol e será a casa do Goalball onde o Brasil, atual campeão mundial e medalha de prata nas paralimpíadas de Londres, tem grandes chances de medalha.





Estádio Aquático Olímpico:

Esse foi um dos lugares mais disputados do Parque uma vez que Michael Pelphs bateu seus recordes e levou suas medalhas ali. Esse foi o palco das disputas da Natação, assim como será durante a paralimpíada, onde temos muitas e muitas chances de medalhas com outro recordista de medalhas, Daniel Dias.

No Estádio Aquático também tivemos as quartas de final, semi e finais do Polo Aquático masculino e Feminino, logo após o término da Natação.

Fachada Externa do Estádio
Natação 
Pólo Aquático

Arenas Carioca 1, 2 e 3:

As arenas Carioca's, com diferentes capacidades, sediaram diferentes esportes, desde Basquete na Carioca 1, que tem maior capacidade, passando por Judô na Carioca 2 e até mesmo Esgrima na Carioca 3, de menor capacidade.

Durante as Paralimpíadas, teremos jogos nas 3 Cariocas, como Judô, Esgrima em cadeira de rodas, Basquete em cadeira de rodas, etc.

Arena Carioca 1 - Basquete
Arena Carioca 3 - Esgrima
Arena Carioca 2 - Judô
Cariocas 1, 2 e 3 por fora

Velódromo Olímpico:

Considerado o mais rápido do mundo, onde diversos records foram quebrados, o Velódromo foi a última arena a ser entregue mas ficou um espetáculo e terá eventos durante a Paralimpíada.



Centro Olímpico de Tênis:

Não só uma quadra mas várias, onde a Quadra Central a mais disputada onde foram jogadas todas as finais do Tênis e teremos o Tênis de cadeira de rodas na Paralimpíada.



Arena Olímpica do Rio:

Local das ginásticas durante a Olimpíada, tanto artística, quanto rítmica, quanto de trampolim, sediará jogos do Basquetebol em cadeira de rodas.



Além das arenas, diversos stands dos patrocinadores estavam presentes durante a Olimpíada e devem marcar presença durante as Paralimpíadas, como:

Casa BRA - onde pode tirar foto com o Tom e o Vinicius, os mascotes dos jogos, ou então ver todas as tochas das olimpíadas desde Berlim 1936, ou tirar uma foto com a própria tocha olímpica, com ose estivesse carregando a mesma num revesamento. Todas as fotos e vídeos feitos lá dentro pela organização vão para seu email.


Coca-cola - além de desfrutar de uma Coca-cola geladinha de brinde, e pros mais viciados aumentar sua coleção de garrafinhas de alumínio, pode tirar foto com a tocha, ou no carro que participou do revezamento, conhecer a história da Coca ao longo dos jogos ou comprar seu pin, caneca, camisa ou o que mais achar interessante na loja. O copo da Coca-cola estava 11 reais, de vidro, recomendo.

MegaStore - Se vc quer ter um brinde oficial e não teve oportunidade de ir a uma loja dos jogos no centro ou em Copacabana, lá também tem uma Megastore com tudo que vc possa imaginar com o símbolo das olimpíadas.

Delegação Skol - pros que gostam de um clima de boate, pegação, ou apenas quer trocar seus copos repetidos da Skol, esse espaço é o point, musica alta, show de luzes, foto maluca, num ambiente super descontraído, perto de onde ficam os telões, no fundo do parque.

Além desses ainda tem o stand da Claro, da Samsung, da Nissan, entre outros...

Num próximo post falo um pouco da comida e bebida no parque, com os preços, além de falar um pouco sobre os famosos copos da Skol que viraram sensação e todos querem colecionar com os pictogramas dos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário