sábado, 13 de julho de 2013

Fussen, a cidade do Castelo da Cinderela (Neuschwanstein), na Alemanha - Dicas

Saindo de Munique/Alemanha, de trem, é muito fácil e barato visitar o castelo da Cinderela em Fussen. Não precisa entrar em tour e não tem mistério se você tiver acesso a Internet para comprar os ticket antecipados para os Tours dos Castelos. Caso não tenha, não se desespere, tudo pode ser comprado na própria cidade, só precisa sair no trem antes das 10 horas para pegar um bom horário. De qualquer forma, considere como um passeio de um dia inteiro.

Chegando na cidade, tudo te leva ao Ticket Office para retirada ou compra do ingresso e como tudo é muito bem sinalizado, chega-se aos castelos sem muito mistério, mas vamos por partes...

Castelo Neuschwanstein visto da Ponte Marienbrucke
Saindo da estação de Trem de Munique:

A melhor e mais barata forma de sair de qualquer cidade no estado de Bayern e chegar a Fussen na Alemanha, é usando o Bayern Ticket que pode ser comprado por 26 euros (valor de Maio de 2013) em qualquer máquina de ticket espalhado pela estação. O ticket custa 22 euros para o primeiro passageiro e 4 euros para cada passageiro adicional viajando junto e serve para o dia inteiro (fim de semana a partir das 9 da manhã e dias de semana a partir de meia noite). Mais informações de como comprar com o passo a passo aprovado nesse blog .

Letreiro na estação de Munich indicando o trem para Fussen
Nos fins de semana, o primeiro trem, depois das 9 horas, sai de Munique às 9:52 então chegue antes, busque a plataforma correta nos painéis da estação e pegue seu lugar sentado pois ele sai pontualmente. Agora é só curtir o caminho pois Fussen é a última estação, onde todos vão desembarcar.

Chegando a Fussen:

Aproximadamente duas horas de trem depois, você chega a Fussen. A estação de trem de Fussen é uma estação pequena e não tem como se perder. Do lado de fora ficam os ônibus que vão para Hohenschwangau, super bem sinalizados. Seu Bayern ticket vale para ele, não se preocupe em pagar nada, apenas apresente ao motorista ao embarcar.

Os ônibus ficam aguardando a chegada dos trens para levar os passageiros assim que chegam. Caso esteja com malas, existem lockers na estação, mas seja rápido pois assim que todos embarcam o ônibus sai e terá que esperar outro. Até nisso o lugar é organizado, ônibus saem com bastante frequência, não se preocupe.

Em 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles onde novamente todos vão descer. Siga a rua, subindo, e do lado direito vai ver o ticket office onde pode comprar ou retirar seu ticket comprado.

Ticket office - Compra e Retirada de tickets para os Tours.
Tickets:

Como disse antes, caso tenha acesso a Internet nos dias anteriores a sua ida à Fussen, uma possibilidade é já comprar e reservar seu tour, evitando pegar filas para comprar o ticket quando chegar à cidade. Apenas cuidado com o horário pois não tem como trocar o ticket e todos saem pontualmente. Aconselho comprar o ticket para pelo menos 1 a 2 horas depois da hora prevista para sua chegada de trem em Fussen para que tenha tempo de pegar o ônibus, retirar seu ticket e subir até o castelo, seja de ônibus, charrete ou a pé. Compre nesse site: https://www.hohenschwangau.de (site em inglês).

Caso queira comprar na hora que chegar, não tem problema nenhum, a não ser a fila, claro. Chegando a sua vez, pode escolher entre um tour guiado em Alemão, Inglês ou usando audio-guia onde pode ouvir as informações em Portugues usando o guia auditivo que aciona quando entra na sala e conta a história do lugar.

O tour só para o Castelo de Neuschwanstein custa 12 euros por adulto. Cada ingresso tem um número de tour e em diversos lugares existem totens com os próximos tours e horários. Atenção para não perder o horário do seu tour pois o castelo de Neuschwanstein fica no alto do morro, após uma longa subida a partir do escritório onde se compra/retira o ticket.

Ticket para o tour no Castelo de Neuschwanstein com audio-guia em Português

Castelo de Neuschwanstein:

Comprou seu ticket, já sabe quanto tempo até seu tour, então escolha a melhor opção para chegar ao Castelo.

Se o tempo estiver bonito, você tiver pelo menos 40 minutos até o horário do seu tour e estiver com disposição para andar, recomendo a subida a pé. O caminho é super sinalizado e a subida é sempre pela rua asfaltada, respirando o ar puro. Para descer dá pra fazer em 25 minutos sem muito esforço.

Está cansado, quer chegar rápido, ou o tempo está muito feio? Então pegue o ônibus. Atenção: Não está incluído no Bayern Ticket e custa por volta de 2 Euros para subir por pessoa. O ônibus te deixa próximo à Marienbrucke de onde se tira a primeira foto desse post e de lá para a entrada do castelo são apenas 10 minutos de descida. Subindo a pé também é possível ir a essa ponte subindo por esse caminho até ao ponto de ônibus a partir do castelo. Abaixo um vídeo do caminho do ponto de ônibus ao Castelo.


Chegando ao pé do Castelo, aproveite para tirar fotos, muitas fotos, pois durante o tour é proibido. Não se preocupe, o visual lá de cima vale cada foto que vai tirar.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein por trás da muralha da entrada, antes do Tour

Castelo de Neuschwanstein, antes do tour, na área de espera.

Castelo de Hohenschwangau - visto lá do alto.
Na área de espera, fique de olho nos próximos tours que estão indicados nos monitores.

Letreiro com os próximos tours
A Volta:

O retorno para Fussen é usando o mesmo ônibus da ida (incluído no Bayern Ticket) e pegando o trem na estação de Fussem também incluído no Bayern Ticket.

Caso tenha ido cedo e conseguido fazer o tour e ainda está de dia, aproveite o centrinho de Fussen para passear um pouco, comer algo, tirar fotos até o horário do trem. Estes saem de hora em hora para Munique direto.

Espero que curtam o passeio como eu curti. E se gostou das dicas, curta esse post, clicando no G+1 abaixo, deixe seu comentário, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário