sexta-feira, 7 de junho de 2013

Roteiro a pé - Praga em 1 dia

Praga, na República Tcheca, é uma cidade sensacional e que pode ser facilmente descoberta e conhecida em 1 dia de caminhada por seu centro antigo. Eu e minha esposa fizemos isso e gostaríamos de compartilhar algumas dicas de roteiro, transporte, e até locais para comer ou apenas fazer um lanche.


Moeda Local:
Lembre que a moeda local aqui não é o Euro, nem o Dólar mas sim a Coroa Tcheca ou CZK que é a abreviação usada. A cotação não varia tanto e durante a viagem (Maio de 2013) era fácil de converter para Reais. Apenas dividir por 10 o valor em CZK para ter uma idéia de quantos reais valia.

Uma dica é ter em mãos um Visa Travel Money Card, que pode ser feito em vários bancos. A carga inicial não dá pra fazer em CZK mas pode ser feita em Euros e em qualquer caixa ATM que aceite Visa, fazer uma retirada da moeda local. Se programe bem para ter uma idéia do quanto vai gastar para não sobrar muito, ou terá que passar nas casas de câmbio para vender o restante e comprar Euros.

Dinheiro da República Tcheca


Como chegar:
Na nossa viagem, chegamos em Praga de ônibus, vindo de Budapeste (Hungria), mas é possível chegar de trem vindo de Munique ou Viena ou até mesmo de Bratislávia (Slováquia) e, é claro, de avião, usando companhias de baixo custo (low cost) ou conexões de companhias maiores.

Como chegamos de ônibus descemos no terminal de ônibus internacional de Florenc, onde também se encontra a estação de 2 linhas de Metrô e está a poucos metros, ou 1 estação de metrô da principal estação de tram de Praga. Tudo é perto do centro onde se encontra muita opção de Hotel, Albergues com quartos coletivos ou quartos separados com cama de casal como se fosse hotel. Faça uma busca nos sites de agendamento de hotéis como Booking.com ou similares e vai encontrar bastante opções com preços bem atrativos.

Como se deslocar na cidade:
A cidade de Praga tem um sistema de transporte espetacular mas para visitar o centro antigo a melhor forma é a pé. De qualquer forma, Metro e Tram podem ajudá-los a chegar mais rápido em alguns lugares e o mais interessante é que o mesmo ticket vale em qualquer um deles, dependendo da duração que foi comprada, seja ela 30 ou 90 minutos ou até mesmo 24 horas. Para a maioria dos deslocamentos simples, o ticket mais em conta é o de 30 minutos, que custa 24 Czk
Ticket de 30 minutos

Tabela de preços de passagens

O que visitar:
Mais no final vou explicar e mostrar o desenho do nosso roteiro sugerido que passa por esses pontos principais da cidade que gostaria de dar um pouco mais de informação antes. Pontos que achamos interessantes e valem a visita:


Torre da Catedral do castelo de Praga - O ingresso custa 150 CZK (aproximadamente R$ 15) e pode ser comprado dentro do castelo, logo em frente à Catedral. Existem diversas outras opções de ingressos mais caros que permitem visitar outras áreas, inclusive a Catedral por dentro. Para quem tem condicionamento físico para subir mais de 300 degraus, o alto da torre é um local que tem que ser visitado, pois pode ver toda a cidade lá de cima, além de ver a sala de controle do sino e como ele toca suas melodias.
Ticket de entrada na Torre
Ponte Carlos - A mais antiga ponte de Praga, e a segunda mais antida da República Tcheca, conectando a cidade velha à cidade pequena. Decorada com 30 estátuas ao longo dos 516 metros, é protegida por uma torre de cada lado, uma delas considerada por muitos anos uma das construções góticas mais impressionantes da época. Livre para a visitação, fica cheia de turistas sendo complicado tirar uma foto com ela vazia de pessoas e ambulantes a não ser bem cedo de manhã ou bem tarde a noite. Caminho certo em qualquer roteiro a pé pela cidade.

Relógio Astronômico (Orloj) - Situado da vidade velha, é um relógio astronômico medieval que possui 3 componentes principais: (1) O relógio astronômico com a posição do Sol e da Lua no céu, (2) a "Caminhada dos Apóstolos", que é um show mecânico a cada hora com diversos movimentos dos personagens do relógio e (3) o mostrador com medalhões representando o zodíaco e os meses. Para mais informações e detalhes sobre o relógio, veja o artigo no Wiki que está muito bem detalhado. Veja o vídeo do show do Relógio no Youtube.



Torre da Pólvora - Uma das 13 torres de defesa da cidade velha de Praga que foi construída para ser conectada ao palácio real, mas antes de terminar a construção o rei moveu sua residência para o palácio, do outro lado do rio. De qualquer forma é uma construção bem interessante.

Roteiro:
Nosso roteiro começa na rua Pohorelec, atrás do Castelo, onde se chega sem problemas de Tram 22 (desça na estação/ponto Pohorelec), que passa pela avenida principal do centro (Jecna). 


Caso esteja em algum outro local, encontre um outro tram ou metrô que deixe próximo a algum ponto no caminho do Tram e pegue ele no sentido Bilá Hora. Essa linha de tram passa pela estação Malostranska da linha A do metrô, por exemplo.

Roteiro de PRaga a pé em 1 dia - Clique para ver no Google Maps
Seguindo pela rua Pohorelec, passamos pela praça Loreta e seu palácio e igreja (que paga-se para entrar) e descendo mais um pouco, chegamos a área onde está a residência real e a Catedral St. Vito com sua torre de onde se vê toda a cidade lá de cima, como já dito acima nos lugares a visitar. Existem vários museus com muita coisa pra se ver nessa região e diversos tipos de ticket dependendo de quanto tempo e dinheiro quiser gastar.

Torre da Catedral de St. Vito, Castelo de Praga

Descendo por trás da área do Castelo, ainda tem o jardim para visitar e descendo mais chega-se a Catedral St. Nicholas. Novamente, paga-se para entrar para ver por dentro mas a construção por si só já vale uma parada para fotos além de ser uma praça agradável para sentar para comer ou lanchar.

Catedral St. Nicholas
De um dos lados da Catedral, pode se ver a rua que dá na Ponte Carlos, outro ponto que não pode se deixar de visitar em Praga, afinal é o caminho para a Cidade Velha. São 516 metros de ponte com várias estátuas e guardadas por 2 torres, uma de cada lado.

Do outro lado da Ponte Carlos, passando pela torre, temos a Igreja de São Francisco de Assis que mesmo não tendo que pagar nada, vale a parada por ser muito bonita por dentro, mesmo não estando no roteiro turístico.

Seguimos pelas ruelas em direção ao Relógio Astronômico na praça da Cidade Velha. No caminho podemos ver vários lugares bons e baratos para comprar lembrancinhas de Praga ou comprar algo rápido para lanchar. Chegando à praça, tudo ao redor vale uma foto, até mesmo a fonte que de tão antiga está toda escura, escondendo seus detalhes. Em um dos cantos da praça outra igreja St. Nicholas fora do roteiro turístico e por isso não cobram para entrar porém o que tem de pequena compensa na sua beleza com seu belo lustre de cristais, pendurado bem no meio da mesma e suas pinturas.

Igreja St. Nicholas
Caso chegue próximo a hora completa, espere para ver o show animado do relógio astronômico com a caveira tocando o sino e os apóstolos passando pela portinha logo acima para abencoar a todos e no final o galo dourado cantando para finalizar o show. Se der sorte ainda ouvirá um trompetista no alto da torre tocando ao final do show.

Saia da praça e siga para a Torre da Pólvora, que fica numa praça com construções modernas e antigas num contraste interessante. Nessa mesma praça tem inclusive um shopping center enorme com diversos andares para baixo e preços bem interessantes.

De lá, desça a rua Na Prikope que tem várias lojas grandes e famosas além de restaurantes e locais para parar e tomar um café ou lanchar. No meio dessa rua está a Praça Wenceslau, que fica entre as estações do metrô Mustek (Linhas A e B) Muzeum (Linhas A e C). Lá vc encontra diversos ambulantes com comidas típicas. Experimente o pão de canela que eles fazem, vale a pena.

Relógio Astronômico
Se ainda tiver tempo, visite os arredores do Museu, a praça em frente a estação de trem e até mesmoa própria estação que é praticamente um shopping center. Nessa área o acesso ao Metro e Tram é excelente para retornar ao seu hotel usando um dos tickets já mencionados acima.

Esse foi nosso passeio que durou o dia inteiro, sem pressa, parando para tirar fotos e tomar um café, mas também sem gastar muito tempo dentro de museus, exposições, etc. Entramos em diversas igrejas e subimos a Torre da Catedral do Castelo de Praga e ainda assim conseguimos visitar todo o centro da Cidade Velha.

E como foi seu passeio? Nos dê seu feedback se já esteve lá e esquecemos alguma coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário